quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Participação é fundamental para uma gestão de sucesso.

Paranapiacaba e Parque Andreense elegem Conselho de Representantes

Eleição será no dia 14 de setembro; podem participar moradores da região maiores de 16 anos

Santo André, 4 de setembro de 2013 – A Vila de Paranapiacaba e o Parque Andreense elegerão, no próximo dia 14, o Conselho Municipal Provisório de Representantes. Poderão se candidatar ao cargo de conselheiro ou conselheira qualquer morador maior de 16 anos. O registro da candidatura poderá ser feito 30 minutos antes do início da votação. Para tanto, será necessário apresentar cópia do documento original de identidade e declaração de residência. Para votar, bastará ter mais de 16 anos e apresentar a mesma documentação.

Conforme o regimento, no dia da eleição os moradores do Parque Represa Billings II e III, Jardim Clube de Campo, Sítio Taquaral, Chácara Engenho da Serra, Colônia dos Pescadores, Sítio São Benedito, Parque Billings, Acampamento Anchieta I, II, III e IV, Jardim Alteza, Jardim Guaripocaba, Parque Rio Grande, Jardim das Graças e Parque das Garças poderão votar no prédio da Sede da Secretaria de Gestão de Recursos Naturais de Paranapiacaba e Parque Andreense no Parque Andreense (Rodovia Índio Tibiriçá, km 39,5), das 9h às 12h.

Já os moradores do Parque América A, B e C, Estância Rio Grande, Campo Grande, Jardim Silvia, Jardim Joaquim Eugenio de Lima, Chácara Carreiras e Paranapiacaba poderão votar na sede da Secretaria em Paranapiacaba (Av. Paula Souza s/n), das 14h às 17h. No dia da eleição, a Prefeitura garantirá o serviço de transporte gratuito para os moradores até os locais de votação.

CONSELHO – Segundo o secretário adjunto de Gestão de Recursos Naturais de Paranapiacaba e Parque Andreense, Fabrício França, o Conselho de Representantes foi criado em 2002, quando houve implantação da então Subprefeitura de Paranapiacaba e Parque Andreense, como uma forma de garantir a participação dos moradores na gestão da região. “O resgate do Conselho foi uma das primeiras medidas que adotamos na atual gestão – no governo anterior foi alterado e ficou praticamente inativo –, no sentido de retomar o elo com a população. Para isso, elaboramos proposta de alteração da lei 9.453, aprovada pela Câmara Municipal em abril, afirmou França.

O novo texto prevê a eleição de um Conselho Municipal Provisório de Representantes de Paranapiacaba e Parque Andreense formado por um integrante de cada uma das sete regiões que a área da Secretaria foi dividida. Além de trazer para a Prefeitura as demandas da população, os conselheiros deverão debater, junto ao poder público e à sociedade civil, a instituição de um Conselho de Representantes definitivo. Os novos integrantes indicarão também dois representantes para o Fundo de Gestão do Patrimônio Histórico da Vila de Paranapiacaba e Parque Andreense, responsáveis por acompanhar a aplicação dos rercursos arrecadados pela secretaria na Vila ferroviária de Santo André.

A eleição do Conselho Municipal Provisório de Representantes de Paranapiacaba e Parque Andreense é organizada pela Secretaria de Gestão de Recursos Naturais de Paranapiacaba e Parque Andreense. Mais informações sobre o processo podem ser obtidas pelo telefone (11) 4439-1307.



SERVIÇO
Eleição do Conselho Municipal Provisório de Representantes de Paranapiacaba e Parque Andreense
Data: sábado (14)
Horário e local: das 9h às 12h (sede da Secretaria no Parque Andreense - Rodovia Índio Tibiriçá, km 39,5)  e das 14h às 17h (sede da Secretaria em Paranapiacaba - Av. Paula Souza s/n)
Informações: (11) 4439-1307


Sobre a Secretaria de Gestão de Recursos Naturais de Paranapiacaba e Parque Andreense

A Secretaria de Gestão de Recursos Naturais de Paranapiacaba e Parque Andreense é responsável pela administração de 55% do território de Santo André que compreende, além da histórica vila ferroviária de Paranapiacaba, a maior parte da área de proteção e recuperação dos mananciais do município.

Paranapiacaba, considerada patrimônio histórico nacional, foi construída por uma companhia inglesa a partir de 1860, quando da implantação da ferrovia pioneira no Estado de São Paulo, que ligou o porto de Santos à Jundiaí. A Parte Baixa da Vila foi comprada pela Prefeitura de Santo André em 2002. A atual Administração pretende voltar a investir no local para preservar o seu patrimônio histórico e natural e explorar o seu potencial turístico.


A respeito de Santo André

O município foi fundado oficialmente em 8 de abril de 1553. Com área de 174,38 km², está localizado no Grande ABC (Região Metropolitana de São Paulo), distante 18 km da Capital. A cidade é estratégica para o setor logístico, pois está inserida no principal polo econômico do país, próxima a algumas das principais rodovias estaduais e federais, as quais dão acesso ao Porto de Santos e aos aeroportos de Cumbica e de Congonhas. 

Conforme último censo, divulgado em 2011, Santo André possui 678.486 habitantes. No mesmo ano, o PIB (Produto Interno Bruto) foi de R$ 16,9 bilhões, sendo o 29º maior do país e o 10º maior entre as cidades do Estado de São Paulo. O orçamento de 2013 é de R$ 2,4 bilhões.


Nenhum comentário:

Postar um comentário