segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Apresentação de curta metragem.

Nesta quinta feira 03 de outubro o Departamento e a Gerencia de Turismo realizará a apresentação do filme de curta metragem O VIGIA.
 


Data: 03/10 – Nesta quinta feira
Local: Clube União Lyra Serrano
Horários: 19h30 e 20h.
Gratuito
Livre para todos os públicos
Participem !!!

Sinopse:
Através das recordações da avó, a lenda urbana do Vigia é contada para o neto. Mostrando a vocação e amor pela vila que protegia, até seu final trágico e corajoso. E mesmo após sua morte, ele continua a andar pela cidade fazendo sua ronda noturna.
Objetivo:
Pensando nas lendas e histórias contadas por antigos moradores da vila de Paranapiacaba. A ficção mistura-se com a realidade de pessoas que as viveram ou ouviram de seus pais e avôs. Mais um instrumento para não deixar essa identidade, já quase esquecida, que se apague com o tempo.
O evento contará com a presença do ator Fernando Neves.

Santo André elegerá representantes para o Fundo Municipal de Turismo.


Inscrições para representantes da sociedade civil do segmento turístico estarão abertas até 28 de outubro; eleição será no dia 30 de outubro

Santo André, 30 de setembro de 2013 – Depois da posse dos representantes do COMTUR (Conselho Municipal de Turismo), na última sexta-feira (27), o Departamento de Turismo de Santo André inicia outro importante processo com vistas ao fortalecimento do setor na cidade. A partir desta segunda-feira (30) estão abertas as inscrições para a eleição dos representantes da sociedade civil para o FUMTUR (Fundo Municipal de Turismo). Os interessados têm até 28 de outubro para se inscrever no site: http://www2.santoandre.sp.gov.br/index.php/conferencia-turismo.
Neste pleito, serão escolhidos três representantes do segmento turístico (agências, serviços de hospedagem e gastronomia, entre outros) e seus respectivos suplentes. A eleição será no dia 30 de outubro, no Departamento de Turismo (3º andar do prédio da Biblioteca Nair Lacerda, no Paço Municipal de Santo André), das 10h às 18h; e na Gerência de Turismo na Secretaria de Gestão de Recursos Naturais de Paranapiacaba (Av. Paul Souza, s/n, Parte Baixa de Paranapiacaba), das 10h às 16h.
A diretora de Turismo de Santo André, Silvia Costa, lembra que o FUMTUR é um órgão fundamental e terá como função captar e gerir os recursos obtidos pelo COMTUR. “Com o Conselho formalizado, poderemos pleitear recursos junto aos governos federal, estadual e municipal para o investimento no setor. Estes recursos serão centralizados no fundo, que será responsável ainda pelo seu gerenciamento”, afirmou.
CONSELHO E FUNDO Os dois órgãos foram criados pela Lei 8.439, de 28 de novembro de 2002, constituído pela Lei 9.283 de 30 de novembro de 2010, e regulamentados pelo Decreto 16.280, de 10 de abril de 2012. O Conselho tem por objetivo deliberar, opinar, sugerir, indicar, fiscalizar, avaliar, propor e acompanhar as medidas que tenham por finalidade o desenvolvimento sustentável da atividade turística em Santo André.

Já o Fundo tem por objetivo captar e gerir os recursos para financiar as atividades relativas ao desenvolvimento turístico do município, sendo subordinado ao COMTUR e será administrado por um Conselho Diretor formado pelo secretário de Cultura, Esporte e Lazer e Turismo, a diretora de Turismo e um representante da Secretaria de Finanças, além dos três representantes da sociedade civil e seus respectivos suplentes.

Empossado na última sexta-feira (27), o COMTUR é paritário, com 16 membros, sendo 50% do poder público municipal (sete nomeados pelo prefeito e um nomeado pela Câmara Municipal) e restante, de representantes da sociedade civil e seus respectivos suplentes ligados à área turística.

A eleição dos representantes da sociedade civil para o FUMTUR é organizada pelo Departamento de Turismo do município, que disponibiliza todo material referente ao processo no endereço eletrônico: http://www2.santoandre.sp.gov.br/index.php/conferencia-turismo. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 4433-0752 ou pelo email turismo@santoandre.sp.gov.br.



Serviço:
Inscrições para a eleição dos representantes da sociedade civil do segmento turístico para o Fundo Municipal de Turismo de Santo André
Data: de 30 de setembro a 28 de outubro: http://www2.santoandre.sp.gov.br/index.php/conferencia-turismo
Eleição: dia 30 de outubro
Locais: Departamento de Turismo (3º andar do prédio da Biblioteca Nair Lacerda, no Paço Municipal de Santo André), das 10h às 18h, e na Gerência de Turismo na Secretaria de Gestão de Recursos Naturais de Paranapiacaba (Av. Paul Souza, s/n, Parte Baixa de Paranapiacaba), das 10h às 16h.

Mais informações: (11) 4433-0752 ou email: turismo@santoandre.sp.gov.br

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Curso profissionalizante em jardinagem recebe inscrições.

Atividade será realizada na Escola de Formação Ambiental Billings; interessados podem se cadastrar até o dia 9 de outubro.
Santo André, 25 de setembro de 2013 – A Secretaria de Gestão dos Recursos Naturais de Paranapiacaba e Parque Andreense, em parceria com a Secretaria de Inclusão Social, está com inscrições abertas para o curso de qualificação profissional em serviços de jardinagem, que será realizado na Escola de Formação Ambiental Billings, localizada na Rodovia Índio Tibiriçá, km 39,5, no Parque Andreense. A atividade é gratuita e será realizada a partir de outubro. Os interessados devem ter mais de 16 anos e serem alfabetizados. As inscrições podem ser feitas até o dia 9 de outubro por email: eeambiental@santoandre.sp.gov.br.

O curso será ministrado por técnicos do SEST-SENAT (Serviço Social de Transporte/Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) e contará com 84 horas de duração, com aulas de segunda a sexta-feira das 8h às 12h. Entre outros, o curso envolverá conhecimentos sobre fisiologia e classificação das plantas, solo e condições ambientais, técnicas adequadas de plantio, poda e tratos culturais e manutenção de espaços verdes. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 4439-5022 ou no mesmo e-mail das inscrições.


SERVIÇO
Inscrições para o curso de qualificação profissional em serviços de jardinagem
Data: até 9 de outubro
Local: Escola de Formação Ambiental Billings (Rodovia Índio Tibiriçá, km 39,5, Parque Andreense)
Interessados devem ter mais de 16 anos e serem alfabetizados
Inscrições e informações: (11) 4439-5022 ou eeambiental@santoandre.sp.gov.br
Gratuito


terça-feira, 17 de setembro de 2013

Paranapiacaba e Parque Andreense elegem Conselho de representantes.

Eleitos devem representar provisoriamente sete regiões; primeiro passo é debater o regimento interno do colegiado
Santo André, 16 de setembro de 2013 – Os moradores de Paranapiacaba e Parque Andreense já contam com o seu Conselho Municipal Provisório de Representantes. A eleição foi realizada neste sábado (14), nas sedes da Secretaria de Gestão de Recursos Naturais de Paranapiacaba e Parque Andreense. Foram eleitos representantes de sete regiões localizadas na área de atuação da Secretaria. A posse está prevista para outubro.
Segundo o secretário adjunto de Gestão de Recursos Naturais de Paranapiacaba e Parque Andreense, Fabrício França, o processo eleitoral ocorreu dentro da normalidade. No total, votaram 156 moradores para eleger Orlando Soares da Silva (região 1 - Parque Represa Billings II), Jorge Josér da Silva (região 2 - Parque Represa Billings III), Edison Schulze (região 3 – Jardim Clube de Campo), Priscyla Taboada Dias da Silva (região 4 – Sítio Taquaral, Chácara engenho da Serra, Colônia dos Pescadores, Sítio São Benedito, Parque Billings, acampamento Anchieta I, II III e IV, Jardim Alteza, jardim Guaripocaba, Parque Rio Grande, Jardim das Graças e Parque das Graças), Marli Costa de Oliveira (região 5 – Parque América A, B e C), Juliano Cesar Broges (região 6 – Estância Rio Grande, Campo Grande, Jardim Silvia, Jardim Joaquim Eugênio de Lima e Chácaras Carreiras) e Wanderlei Chiquezzi (região 7 – Paranapiacaba).
França destaca que o primeiro passo do novo conselho provisório será encaminhar a revisão do regimento interno e retomar as atividades do órgão representativo que foi desarticulado nos últimos quatro anos. “O objetivo principal é retomar o diálogo entre a comunidade e o poder público. Para tanto, vamos debater com os novos representantes e assim levantar as necessidades de cada região, bem como os problemas”, afirmou. A primeira reunião deverá ocorrer em outubro. Ainda segundo o secretário adjunto, os recém-eleitos deverão definir o prazo para a eleição do Conselho de Representantes definitivo.
Um dos eleitos no processo do último sábado, Orlando Soares da Silva, morador há anos do Parque Represa Billings II, está na expectativa do início dos trabalhos do conselho. “É um processo válido. A eleição do Conselho é primordial para que possamos levantar os problemas com a comunidade e discutir as soluções com o poder público,comentou.
CONSELHO – O Conselho de Representantes foi criado em 2002, quando houve implantação da então Subprefeitura de Paranapiacaba e Parque Andreense, como uma forma de garantir a participação dos moradores na gestão da região. Depois de quatro anos de inatividade durante o governo anterior, o órgão se tornou uma das prioridades da atual Administração. Para tanto, a Secretaria de Gestão de Recursos Naturais de Paranapiacaba e Parque Andreense elaborou uma proposta de alteração da lei 9.453, aprovada pela Câmara Municipal em abril passado.
O novo texto prevê a eleição de um Conselho Municipal Provisório de Representantes de Paranapiacaba e Parque Andreense formado por um integrante de cada uma das sete regiões que a área da Secretaria foi dividida. Além de trazer para a Prefeitura as demandas da população, os conselheiros deverão debater, junto ao poder público e à sociedade civil, a instituição de um Conselho de Representantes definitivo. Os novos integrantes indicarão também dois representantes para o Fundo de Gestão do Patrimônio Histórico da Vila de Paranapiacaba e Parque Andreense, responsáveis por acompanhar a aplicação dos rercursos arrecadados pela Secretaria na Vila ferroviária de Santo André.


A eleição do Conselho Municipal Provisório de Representantes de Paranapiacaba e Parque Andreense foi organizada pela Secretaria de Gestão de Recursos Naturais de Paranapiacaba e Parque Andreense. Mais informações sobre o processo podem ser obtidas pelo telefone (11) 4439-1307.

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Conselho de Paranapiacaba e Parque Andreense elege representantes neste sábado.

Conselho de Paranapiacaba e Parque Andreense elege representantes neste sábado (14).



Podem participar moradores da região maiores de 16 anos; Prefeitura garantirá transporte até locais de votação.



Santo André, 13 de setembro de 2013 - Neste sábado (14), os moradores da Vila de Paranapiacaba e do Parque Andreense têm um importante compromisso: a eleição do Conselho Municipal Provisório de Representantes da região. Podem votar os munícipes maiores de 16 anos. Para tanto, bastará apresentar um documento original de identidade e comprovante de residência. Já as pessoas interessadas em se candidatar ao cargo de conselheiro poderão registrar a candidatura 30 minutos antes do início da votação, mediante apresentação de cópia e documento original de identidade e comprovante de residência.



Conforme o regimento, parte dos moradores poderão votar no prédio da Sede da Secretaria de Gestão de Recursos Naturais de Paranapiacaba e Parque Andreense no Parque Andreense (Rodovia Índio Tibiriçá, km 39,5), das 9h às 12h. Desde que morem em nos bairros Parque Represa Billings II e III, Jardim Clube de Campo, Sítio Taquaral, Chácara Engenho da Serra, Colônia dos Pescadores, Sítio São Benedito, Parque Billings, Acampamento Anchieta I, II, III e IV, Jardim Alteza, Jardim Guaripocaba, Parque Rio Grande, Jardim das Graças e Parque das Garças.



Já os moradores do Parque América A, B e C, Estância Rio Grande, Campo Grande, Jardim Silvia, Jardim Joaquim Eugenio de Lima, Chácara Carreiras e Paranapiacaba poderão votar na sede da Secretaria em Paranapiacaba (Av. Paula Souza s/n), das 14h às 17h. No dia da eleição, a Prefeitura garantirá o serviço de transporte gratuito para os moradores até os locais de votação.



CONSELHO - Segundo o secretário adjunto de Gestão de Recursos Naturais de Paranapiacaba e Parque Andreense, Fabrício França, o Conselho de Representantes foi criado em 2002, quando houve implantação da então Subprefeitura de Paranapiacaba e Parque Andreense, como uma forma de garantir a participação dos moradores na gestão da região. "O resgate do Conselho foi uma das primeiras medidas que adotamos na atual gestão - no governo anterior foi alterado e ficou praticamente inativo -, no sentido de retomar o elo com a população. Para isso, elaboramos proposta de alteração da lei 9.453, aprovada pela Câmara Municipal em abril", afirmou França.



O novo texto prevê a eleição de um Conselho Municipal Provisório de Representantes de Paranapiacaba e Parque Andreense formado por um integrante de cada uma das sete regiões que a área da Secretaria foi dividida. Além de trazer para a Prefeitura as demandas da população, os conselheiros deverão debater, junto ao poder público e à sociedade civil, a instituição de um Conselho de Representantes definitivo. Os novos integrantes indicarão também dois representantes para o Fundo de Gestão do Patrimônio Histórico da Vila de Paranapiacaba e Parque Andreense, responsáveis por acompanhar a aplicação dos rercursos arrecadados pela secretaria na Vila ferroviária de Santo André.



A eleição do Conselho Municipal Provisório de Representantes de Paranapiacaba e Parque Andreense é organizada pela Secretaria de Gestão de Recursos Naturais de Paranapiacaba e Parque Andreense. Mais informações sobre o processo podem ser obtidas pelo telefone (11) 4439-1307.

Paranapiacaba marca presença no ‘Festival Revelando SP’

Fotos da Vila ferroviária, feitas por crianças e jovens moradores, e da Capital estarão em exposição entre 13 e 22 de setembro
Santo André, 12 de setembro de 2013 – Paranapiacaba, cenário para a realização de muitos ensaios de fotógrafos amadores e profissionais, marcará presença no Festival Cultural Revelando São Paulo, que começa nesta sexta-feira (13) e segue até o dia 22, no Parque do Trote (Rua Chico Pontes, 1500. Vila Guilherme, na Capital). A Vila ferroviária de Santo André foi palco para a realização do projeto de fotografia experimental Infinito Olhar, desenvolvido pelo fotógrafo Paulo Riscala Madi e a psicóloga e artepedagoga Elisangela Oliveira, cujo resultado estará exposto no evento.

Segundo os idealizadores do projeto, além de um grupo de crianças da Vila, outros dois – um de moradores da Vila e integrantes do Programa de Jovens, outro de moradores da Capital – registraram Paranapiacaba. A experiência está na exposição Revelando Paranapiacaba – visão nativa e visão estrangeira, que estará à mostra no Revelando São Paulo. São 37 fotos que destacam as distintas visões reveladoras das crianças e jovens sobre a Vila de Paranapiacaba. As visitas poderão ser feitas das 9h às 21h. A entrada é franca.

terça-feira, 10 de setembro de 2013

Santo André prepara documentação para garantir repasse do PAC Cidades Históricas

Prefeitura tem 180 dias para executar cronograma determinado pelo Iphan; União anunciou, em agosto, liberação de R$ 42,4 mi para restauro da Parte Baixa da Vila de Paranapiacaba

Santo André, 10 de setembro de 2013 – Após ser contemplada com R$ 42,4 milhões do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) Cidades Históricas para restauração da Vila de Paranapiacaba, a Prefeitura de Santo André organiza a documentação necessária para garantir a liberação do recurso. Por determinação do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), o governo andreense tem 180 dias para comprovar que não tem pendências com a União. Neste prazo – que começou a valer no dia 20 de agosto, quando a presidenta Dilma Roussef fez o anúncio – a Administração também terá de apresentar os projetos aprovados pelos conselhos de preservação em níveis federal, estadual e municipal, bem como o licenciamento ambiental.

Segundo o secretário de Gestão de Recursos Naturais de Paranapiacaba, Ricardo Di Giorgio, desde que o governo federal anunciou a liberação dos recursos, a equipe da Secretaria se empenha para cumprir as determinações e acelerar a liberação da verba. “Estamos seguindo o cronograma determinado pelo Iphan para que, até o mês de fevereiro, possamos assinar o termo de cooperação e encaminhar as licitações para a execução das obras”, adianta.

Já foram realizadas reuniões com os responsáveis por projetos aprovados para o restauro de alguns dos imóveis representativos do modo de vida inglês e do patrimônio ferroviário, como é o caso dos galpões das oficinas de manutenção, do almoxarifado da antiga São Paulo Railway Company, da Associação Recreativa Lyra da Serra e dos galpões da garagem das locomotivas, que abrigarão a estação definitiva do Expresso Turístico.

Os técnicos da Secretaria também estão empenhados em finalizar projetos para algumas das ações contempladas com recursos do PAC, como as previstas para o campo de futebol do Serrano Athletic Club, de 1903, um dos primeiros com medidas oficiais em todo o Brasil, e a reconstrução de um imóvel incendiado na região do Hospital Velho. Para o restauro do conjunto de 242 imóveis da Vila Martin Smith, será necessária a elaboração de projetos executivos por tipologia das casas, mas as conversas com instituições de preservação e alguns arquitetos envolvidos neste processo já foram iniciadas.

Também já ocorreram encontros com os representantes do Iphan, do Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico) e do Comdephaapasa (Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arquitetônico-Urbanístico e Paisagístico de Santo André) para acertar detalhes sobre os projetos. Segundo o secretário, a previsão para a execução das obras é de três a quatro anos depois de assinado o termo de compromisso entre a Prefeitura e o Iphan.

HISTÓRIA - A Vila de Paranapiacaba, localizada a cerca de 50 km da capital, surgiu a partir de 1860, com a instalação do acampamento dos trabalhadores da construção da primeira ferrovia do Estado de São Paulo, que ligaria o porto de Santos ao planalto. A ferrovia entrou em funcionamento em fevereiro de 1867, dando um grande impulso na economia com o aumento do volume do transporte do café, até então transportado no lombo de burro numa viagem que poderia demorar vários dias.

O patrimônio tecnológico e entorno da Vila, composto por remanescentes da Mata Atlântica, foram tombados em 1987 pelo Condephaat, em 2002 pelo Iphan e, no ano seguinte, na esfera municipal, pelo Condephapaasa. Localizada no território de Santo André, a Vila foi adquirida pela Prefeitura em 2002. Desde então, a Administração se preocupa em cuidar deste patrimônio histórico e ambiental.


Foto anexa:
Sugestão de legenda: Técnicos da Prefeitura se reuniram com responsáveis por projetos aprovados, como o de restauro dos galpões das oficinas
Crédito: Divulgação/PSA


Sobre a Secretaria de Gestão de Recursos Naturais de Paranapiacaba e Parque Andreense

A Secretaria de Gestão de Recursos Naturais de Paranapiacaba e Parque Andreense é responsável pela administração de 55% do território de Santo André que compreende, além da histórica vila ferroviária de Paranapiacaba, a maior parte da área de proteção e recuperação dos mananciais do município.

Paranapiacaba, considerada patrimônio histórico nacional, foi construída por uma companhia inglesa a partir de 1860, quando da implantação da ferrovia pioneira no Estado de São Paulo, que ligou o porto de Santos à Jundiaí. A Parte Baixa da Vila foi comprada pela Prefeitura de Santo André em 2002. A atual Administração pretende voltar a investir no local para preservar o seu patrimônio histórico e natural e explorar o seu potencial turístico.


A respeito de Santo André

O município foi fundado oficialmente em 8 de abril de 1553. Com área de 174,38 km², está localizado no Grande ABC (Região Metropolitana de São Paulo), distante 18 km da Capital. A cidade é estratégica para o setor logístico, pois está inserida no principal polo econômico do país, próxima a algumas das principais rodovias estaduais e federais, as quais dão acesso ao Porto de Santos e aos aeroportos de Cumbica e de Congonhas. 

Conforme último censo, divulgado em 2011, Santo André possui 678.486 habitantes. No mesmo ano, o PIB (Produto Interno Bruto) foi de R$ 16,9 bilhões, sendo o 29º maior do país e o 10º maior entre as cidades do Estado de São Paulo. O orçamento de 2013 é de R$ 2,4 bilhões.



quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Participação é fundamental para uma gestão de sucesso.

Paranapiacaba e Parque Andreense elegem Conselho de Representantes

Eleição será no dia 14 de setembro; podem participar moradores da região maiores de 16 anos

Santo André, 4 de setembro de 2013 – A Vila de Paranapiacaba e o Parque Andreense elegerão, no próximo dia 14, o Conselho Municipal Provisório de Representantes. Poderão se candidatar ao cargo de conselheiro ou conselheira qualquer morador maior de 16 anos. O registro da candidatura poderá ser feito 30 minutos antes do início da votação. Para tanto, será necessário apresentar cópia do documento original de identidade e declaração de residência. Para votar, bastará ter mais de 16 anos e apresentar a mesma documentação.

Conforme o regimento, no dia da eleição os moradores do Parque Represa Billings II e III, Jardim Clube de Campo, Sítio Taquaral, Chácara Engenho da Serra, Colônia dos Pescadores, Sítio São Benedito, Parque Billings, Acampamento Anchieta I, II, III e IV, Jardim Alteza, Jardim Guaripocaba, Parque Rio Grande, Jardim das Graças e Parque das Garças poderão votar no prédio da Sede da Secretaria de Gestão de Recursos Naturais de Paranapiacaba e Parque Andreense no Parque Andreense (Rodovia Índio Tibiriçá, km 39,5), das 9h às 12h.

Já os moradores do Parque América A, B e C, Estância Rio Grande, Campo Grande, Jardim Silvia, Jardim Joaquim Eugenio de Lima, Chácara Carreiras e Paranapiacaba poderão votar na sede da Secretaria em Paranapiacaba (Av. Paula Souza s/n), das 14h às 17h. No dia da eleição, a Prefeitura garantirá o serviço de transporte gratuito para os moradores até os locais de votação.

CONSELHO – Segundo o secretário adjunto de Gestão de Recursos Naturais de Paranapiacaba e Parque Andreense, Fabrício França, o Conselho de Representantes foi criado em 2002, quando houve implantação da então Subprefeitura de Paranapiacaba e Parque Andreense, como uma forma de garantir a participação dos moradores na gestão da região. “O resgate do Conselho foi uma das primeiras medidas que adotamos na atual gestão – no governo anterior foi alterado e ficou praticamente inativo –, no sentido de retomar o elo com a população. Para isso, elaboramos proposta de alteração da lei 9.453, aprovada pela Câmara Municipal em abril, afirmou França.

O novo texto prevê a eleição de um Conselho Municipal Provisório de Representantes de Paranapiacaba e Parque Andreense formado por um integrante de cada uma das sete regiões que a área da Secretaria foi dividida. Além de trazer para a Prefeitura as demandas da população, os conselheiros deverão debater, junto ao poder público e à sociedade civil, a instituição de um Conselho de Representantes definitivo. Os novos integrantes indicarão também dois representantes para o Fundo de Gestão do Patrimônio Histórico da Vila de Paranapiacaba e Parque Andreense, responsáveis por acompanhar a aplicação dos rercursos arrecadados pela secretaria na Vila ferroviária de Santo André.

A eleição do Conselho Municipal Provisório de Representantes de Paranapiacaba e Parque Andreense é organizada pela Secretaria de Gestão de Recursos Naturais de Paranapiacaba e Parque Andreense. Mais informações sobre o processo podem ser obtidas pelo telefone (11) 4439-1307.



SERVIÇO
Eleição do Conselho Municipal Provisório de Representantes de Paranapiacaba e Parque Andreense
Data: sábado (14)
Horário e local: das 9h às 12h (sede da Secretaria no Parque Andreense - Rodovia Índio Tibiriçá, km 39,5)  e das 14h às 17h (sede da Secretaria em Paranapiacaba - Av. Paula Souza s/n)
Informações: (11) 4439-1307


Sobre a Secretaria de Gestão de Recursos Naturais de Paranapiacaba e Parque Andreense

A Secretaria de Gestão de Recursos Naturais de Paranapiacaba e Parque Andreense é responsável pela administração de 55% do território de Santo André que compreende, além da histórica vila ferroviária de Paranapiacaba, a maior parte da área de proteção e recuperação dos mananciais do município.

Paranapiacaba, considerada patrimônio histórico nacional, foi construída por uma companhia inglesa a partir de 1860, quando da implantação da ferrovia pioneira no Estado de São Paulo, que ligou o porto de Santos à Jundiaí. A Parte Baixa da Vila foi comprada pela Prefeitura de Santo André em 2002. A atual Administração pretende voltar a investir no local para preservar o seu patrimônio histórico e natural e explorar o seu potencial turístico.


A respeito de Santo André

O município foi fundado oficialmente em 8 de abril de 1553. Com área de 174,38 km², está localizado no Grande ABC (Região Metropolitana de São Paulo), distante 18 km da Capital. A cidade é estratégica para o setor logístico, pois está inserida no principal polo econômico do país, próxima a algumas das principais rodovias estaduais e federais, as quais dão acesso ao Porto de Santos e aos aeroportos de Cumbica e de Congonhas. 

Conforme último censo, divulgado em 2011, Santo André possui 678.486 habitantes. No mesmo ano, o PIB (Produto Interno Bruto) foi de R$ 16,9 bilhões, sendo o 29º maior do país e o 10º maior entre as cidades do Estado de São Paulo. O orçamento de 2013 é de R$ 2,4 bilhões.


Ótimo livro para quem pesquisa aves brasileiras

Guia Completo para Identificação de Aves Brasileiras - Volume 1 e 2.
Autor Rolf Grantsau.






terça-feira, 3 de setembro de 2013

Programação de Setembro da EFA Billings

Escola de Formação Ambiental Billings divulga programação de setembro
Público poderá conferir série de palestras gratuitas; inscrições para curso de qualificação profissional em jardinagem já estão abertas
Santo André, 3 de setembro de 2013 – Em setembro, a programação da EFA Billings (Escola de Formação Ambiental Billings) contará com série de três palestras, além das atividades rotineiras dos cursos de formação para professores e gestores ambientais comunitários. A programação é gratuita e os interessados em assistir às apresentações devem se inscrever com antecedência pelo telefone (11) 4439-5022 ou pelo email eeambiental@santoandre.sp.gov.br. As vagas são limitadas.
A palestra Formação do educador para atuar nos processos de gestão ambiental, a cargo da bióloga Eriane Justo Luiz Savóia, doutora em Biodiversidade Vegetal e Meio Ambiente pelo Instituto de Botânica de São Paulo, abrirá a programação do mês, nesta quarta-feira (4). No dia 11 será a vez do biólogo e mestre em Ciências pela Universidade de Taubaté, Admilson Clayton Barbosa, apresentar o tema Gestão ambiental e sustentabilidade. Encerrando a programação, no dia 25, a bióloga Lucia Helena Manzochi, doutora em educação popular pela Unifesp (Universidade Estadual Paulista) apresentará a palestra Educação ambiental: princípios e práticas no ambiente escolar. Todas as apresentações serão realizadas das 14 às 16h.
QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL EM JARDINAGEM - A Secretaria de Gestão dos Recursos Naturais de Paranapiacaba e Parque Andreense, em parceria com a Secretaria de Inclusão Social, abrem inscrições para o curso de qualificação profissional Serviços de jardinagem, que ocorrerá na Escola de Formação Ambiental Billings, a partir de outubro. O curso tem 84 horas de duração com aulas de segunda a sexta-feira e envolverá conhecimentos sobre fisiologia e classificação das plantas, solo e condições ambientais, técnicas adequadas de plantio, poda e tratos culturais e manutenção de espaços verdes.
O curso será ministrado pelo SEST-SENAT somente para os interessados com ensino fundamental completo. As inscrições poderão ser feitas entre 9 de setembro a 9 de outubro na sede da Secretaria, em Paranapiacaba, no Parque Andreense (Rodovia índio Tibiriçá, km 39,5, no Parque Andreense) ou pelo email eeambiental@santoandre.sp.gov.br.
A Escola de Formação Ambiental Billings é uma iniciativa da Secretaria de Gestão de Recursos Naturais de Paranapiacaba e Parque Andreense, responsável pela administração da região de proteção e recuperação de mananciais de Santo André e Vila Ferroviária de Paranapiacaba. A cada mês, a escola organiza uma programação com oficinas, cursos, visitas pedagógicas e palestras. O endereço da escola é Rodovia Índio Tibiriçá, km 39,5, no Parque Andreense.
SERVIÇO
Programação da Escola de Formação Ambiental Billings
Setembro 2013
Ciclo de palestras com temas ambientais e inscrição para curso profissionalizante em jardinagem
Local: Escola de Formação Ambiental Billings: Rodovia Índio Tibiriçá, km 39,5, Parque Andreense e outros locais da região.
Inscrições e mais informações: (11) 4439-5022 ou pelo email: eeambiental@santoandre.sp.gov.br

Toda a programação é gratuita.